colégio volpi

ENSINO FUNDAMENTAL I

Os anos iniciais do Ensino Fundamental se constituem no período de sistematização da linguagem e da escrita. Entendendo a relevância desta transição e considerando o contexto típico do mundo da criança, cujo brincar constitui seu meio de interagir com crianças e adultos, de se relacionar com o ambiente e com as pessoas, construindo suas representações de acordo com seu contexto sociocultural no caminho da construção de sua identidade.

Para garantir a progressão, o ingresso da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que a insere na cultura escolar mobilizadora dos componentes curriculares, é preciso estar alinhada ao seu desenvolvimento cognitivo, não podendo prescindir do brincar. Assim, nossas aulas, projetos, nossos espaços e modos de relacionamento são pensados para considerar tal transição, estimulando a imaginação, a criatividade e a socialização, com ricos e significativos estímulos que, a partir do brincar engajem as crianças e desenvolvam os componentes curriculares propostos.

Nesta fase, a participação da família torna-se relevante para seus espaços de troca e a crescente autonomia dos alunos. Autonomia, refletida na capacidade do aluno cuidar de si, dos seus materiais e recursos. De organizar seu tempo escolar, de realizar as atividades escolares, de participar da discussão e construção de acordos coletivos bem como de realizá-los. De respeitar o outro, suas diferenças, suas opiniões, de desenvolver hábitos de estudo, de questionar, formular, compartilhar e avaliar suas hipóteses e suas representações, de pensar logicamente, criticamente e de ser criativo dentro do espectro de cada componente curricular. Como marca de nosso tempo, mais do que o letramento em um sistema de escrita, objetivamos o multiletramento em nossos objetivos e práticas educativas, reconhecendo a importância de outros esquemas de representação decorrentes da matemática, da arte, da dança, do corpo, das ciências humanas e naturais, como meios de entendimento de fenômenos naturais e objetos culturais, comunicação e interação com o real que lhes permitam novas descobertas.

Ao longo desta etapa, serão utilizadas gradualmente tecnologias digitais de informação e comunicação, por sua relevância em nosso cotidiano. Para a materialização de todos esses objetivos, torna-se essencial o vínculo afetivo entre os professores e as crianças, a escuta atenta para as variadas possibilidades de expressão e o cuidado com cada criança e seu universo.

POR QUE ESCOLHER O
COLÉGIO VOLPI?

  • ESTIMULAMOS

    As crianças para saberem lidar com as diversidades da vida.

  • VALORIZAMOS

    A representação simbólica (artes, pintura, música) como ferramentas do aprendizado.

  • ENTENDEMOS

    Que o ambiente da escola precisa ser educativo e lúdico.

  • BUSCAMOS

    Com que cada criança tenha papel de protagonista.

  • INCENTIVAMOS

    O trabalho em grupo, onde a participação de todos é encorajada.

ATIVIDADES DO
FUNDAMENTAL I

INGLÊS DIÁRIO

ATELIÊ DE ARTE

JUDÔ

BALÉ

EDUCAÇÃO MUSICAL

CULINÁRIA

INNOVATION ROOM